A pobreza mais cruel

A pobreza mais cruel

\"\"A realidade do homem enquanto criatura determina sua existência como um ser essencialmente receptivo, visto que desde o primeiro instante desta existência ele recebe o que precisa para tal. Assim, cada ser humano é por natureza pobre, isto é, recebe como dom os elementos mais essenciais para a vida e a sua manutenção e desenvolvimento. Esta é a realidade mais intensa do homem: ele recebe a vida como dom.

Se deve dizer também que existe, no entanto, uma condição de pobreza que não se harmoniza com esta que acabamos de enunciar. A pobreza mais cruel e degradante a que um ser humano pode ser submetido é aquela decorrente do pecado, pois tal condição não apenas rouba do homem sua vida espiritual, mas também determina sua relação com Deus em primeira pessoa, o que traz sérias e devastadoras consequências para a criação na qual o homem vive.

“E disse em seguida ao homem: ‘Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar’. […] O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado” (Gn 3, 17-19.23).

Neste texto de Gênesis vemos o que acontece ao homem em seguida à sua desobediência ao comando divino, como ele se oculta aos olhos de Deus e passa a provar medo diante da possibilidade de encontra-lo (cfr. Gn 3, 1-13). Tal é a principal e mais desastrosa consequência do pecado: a subtração da vida beata junto a Deus e a inimizade criada em relação do divino e sua ação na criação. A expulsão do paraíso não deve ser vista como um ato de ira da parte de Deus, quase como se o Eterno pudesse cultivar sentimentos humanos que são típicos de uma alma perturbada pelo pecado. A saída do casal primitivo do paraíso indica a realidade concreta do pecado em suas consequências. Este elimina o laço de amizade entre Deus e a criatura racional, enfraquece o desejo da alma pelo Criador e ofusca por completo a capacidade do ser humano de ver e contemplar a beleza da criação com a pureza de um coração permeado pela graça santificante.

Uma condição como aquela do homem imerso no pecado é a da mais baixa dignidade e da mais extrema pobreza. Pelo pecado, o ser humano perde  Deus, a suma e inestimável grandeza; perde a riqueza da criação, feita boa pelo Deus bom, assumindo o papel de simples cultivador quando antes era o senhor da criação divina; o homem se torna privado de si mesmo e da comunhão de vida íntima com os demais seres humanos, considerando a si mesmo como instrumento de mera busca de satisfação e os demais, simples meios de auto realização pessoal.

Desta forma, a situação catastrófica a que o homem se submete pelo pecado, comporta sérias consequências sobre todo o criado. A maldição lançada sobre a terra não deve ser entendida como fruto de uma deliberação divina, quase confinante com a loucura, onde o mesmo Deus que cria tudo bom e que elogia sua criação se divirta em seguida derramando sobre ela uma praga de destruição e inanição. Escutando São Paulo, entendemos que “o salário do pecado é a morte” (Rm 6, 23); e também que “a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou), todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Rm 8, 20-21). Assim sendo, se torna claro perceber que o pecado fere toda a obra que Deus fez, e fez com bondade para que fosse boa, e o é, de fato (cfr. Gn 1, 31).

A triste realidade subsequente a esta que acabamos de ver é que, além de destruir a relação do homem com Deus, o pecado arruína também as relações fraternas entre os homens, deixando com que o egoísmo e a sede de domínio tomem o primeiro lugar na mente e nas ações concretas da humanidade pecadora. Eis o principal motivo de vermos tanta dor e sofrimento injusto espalhado pelo mundo. Eis a razão obscura e sínica pela qual tantos homens abastados de bens deterioráveis e corruptíveis se arvoram o direito de se considerarem mais importantes que outros, impondo suas ideias e vontades, danificando as próprias convicções humanas sobre a verdade, instigando mentiras e promovendo a degradação da dignidade humana em todos os setores possíveis da existência.

Neste exato momento, enquanto refletimos sobre essas linhas, muitas pessoas pelo mundo afora sofrem a triste dor da fome insaciada e da sede dessedentada, sem que nada seja feito para reverter esse quadro melancólico. Mas é igualmente triste saber que um dos maiores motivos para esta realidade não mudar é o fato simples que alguns poucos poderosos permanecem confortáveis em suas poltronas reclináveis, muito ocupados em determinar a extinção de tantas vidas, desde que isso seja proveitoso para seus interesses escusos de dominação mundial. Aqui vemos o grande e avassalador poder mortífero do pecado, que nunca se contenta em destruir apenas uma vida, mas que deseja sempre a destruição de todas quantas puder.

Em uma situação como esta, em que parece que nada podemos fazer para vencer, o Senhor se coloca ao nosso lado, como valente vencedor, pronto a manifestar na vida de todos os homens a sua vitória sobre o pecado e a morte, realizando assim o desígnio salvador de Deus (cfr. Ap 6, 2). Ele é a nossa esperança e a nossa certeza de vitória contra o mal e toda a morte espalhada pelo mundo pela pior de todas as pobrezas: a pobreza de Deus, que é gerada pelo pecado e pela morte da alma. Cristo é o vencedor do pecado. Ele é a nossa vitória!

“Não chores! Venceu o Leão da tribo de Judá, o descendente de Davi” (Ap 5, 5).

Pe. Everton Vicente Barros
Comunidade Católica Palavra Viva

Gostou deste artigo?

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no Pinterest

Deixe seu comentário