Boletim Informativo Nº 003

Salesópolis-SP (Brasil), 02 de fevereiro de 2023.
Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada

Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mt. 5, 11-12).

Em continuidade aos boletins informativos enviados anteriormente, a Comunidade Católica Palavra Viva vem por meio deste terceiro número, comunicar aos senhores bispos, padres, colaboradores e amigos acerca do importante e frutuoso momento que a obra vive. 

Como é de vosso conhecimento, nos preparávamos para celebrar o nosso jubileu dos 25 anos de fundação em 2020 e a expansão do carisma Palavra Viva de dez para vinte países e de três para cinco continentes. Nesta ocasião, reuniríamos por três meses em nossa sede, todos os membros residentes nas diversas casas missionárias do Brasil e exterior.

Com a eclosão da pandemia da covid-19, houve uma redução considerável em nossa atuação missionária. Sendo assim, os membros do Conselho Geral e do Conselho Executivo da Comunidade decidiram ampliar os três meses do jubileu para um ano de formação no Brasil, dedicado a todos os membros, a fim de fortalecer o carisma em preparação para essa importante expansão missionária da obra. Esta decisão foi oficialmente comunicada aos bispos, sacerdotes, colaboradores e amigos que nos acompanhavam, bem como ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em Roma.

Ainda nos primeiros meses após o retorno Brasil, causou-nos estranheza o comportamento de alguns sacerdotes e de um pequeno grupo de consagrados. Estes membros demonstraram resistência à vivência dos compromissos de pobreza, castidade e obediência, e também uma insatisfação com essa breve ruptura em seus projetos pessoais em prol do projeto comunitário e do crescimento formativo da obra. Além disso, reagiram negativamente a uma vida mais simples e despojada na zona rural do Brasil diferente do que estavam habituados nas diversas dioceses pelo mundo. 

Começaram também a aparecer divergências e discordâncias até então desconhecidas em nossa Comunidade ao longo dos 27 anos de fundação e que se tornaram visíveis à medida que avançava nosso programa formativo baseado na Doutrina e no Catecismo da Igreja Católica.

Diante desses desafios, decidimos então ampliar nossa formação para três anos em formato de Capítulo Formativo, no intuito de dirimir bem todas essas situações. Mais uma vez essa decisão foi comunicada aos bispos das dioceses onde estamos inseridos dos quais obtivemos apoio e orações.

Passados alguns meses, certos membros da Comunidade começaram a relatar ao Conselho Geral condutas inadequadas e estranhas de dois grupos antagônicos com posições extremistas. De um lado, um pequeno grupo de sacerdotes e consagrados com comportamentos progressistas e modernistas, e do outro lado, um pequeno grupo de consagradas com visão anti-conciliar e resistência ao Santo Padre, o Papa Francisco. Todos eles, ao trazerem para dentro da obra esses reprovados comportamentos, se afastaram da fidelidade ao depósito da fé, à doutrina, à liturgia e ao Sagrado Magistério da Santa Igreja que são tão caros e fundamentais à obra Palavra Viva.  Essa situação incomum ao nosso carisma foi amplamente reprovada pelo Moderador e Conselho Geral, bem como pelos demais órgãos da nossa Comunidade, por serem contrárias às regras, ao Estatuto e ao Objetivo Geral no qual reafirmamos nosso chamado a “defender firmemente o depósito da fé, resgatando o sagrado na Igreja, no coração do homem e da mulher em total obediência à Igreja Particular, ao Magistério da Igreja e ao Santo Padre, Supremo Pastor”.

A partir destes relatos, ficou comprovada a prática de condutas contrárias à unidade do carisma e graves desvios doutrinários, litúrgicos, sacramentais e pastorais por parte desses sacerdotes e consagrados e que constituíram os motivos pelos quais foram afastados. Tudo foi devidamente apurado respeitando o contraditório e a ampla defesa, conforme prevê o nosso Estatuto e o Código de Direito Canônico.  No entanto, mesmo após dezoito meses de diálogo, vários desses membros não apresentaram interesse em abandonar esses comportamentos extremados e foram afastados da instituição pelo Conselho Geral. Outros membros se anteciparam e pediram o desligamento tendo consciência que também seriam afastados. 

Após o afastamento desses sacerdotes e consagrados, os graves comportamentos que tiveram durante o período em que fizeram parte da Comunidade continuaram a ser relatados pelos membros. Diante disso, por sugestão de um dos sacerdotes e de alguns membros, o Conselho Geral, em Mogi das Cruzes, instituiu uma comissão de quatro consagrados para realizar uma ouvidoria na nossa sede oficial em Salesópolis. Durante o mês de janeiro deste ano, esta Comissão recebeu novos e graves relatos, uma vez que os membros não estavam mais intimidados pela presença destes sacerdotes e membros afastados. 

Houve relatos de consagrados e consagradas que se sentiram vítimas de assédios morais e abusos espirituais, principalmente durante a direção espiritual e o sacramento da confissão, como também problemas de aparentes desvios financeiros, instrumentalização dos sacramentos, evidenciando graves condutas contra a Instituição e, ao que tudo indica, contra as Leis Canônicas e Civis praticados por parte destes sacerdotes e membros afastados. 

A partir disso, a comissão apresentou ao Conselho Geral um relatório conclusivo das mais de sessenta horas de relatos com evidências, testemunhas e provas documentais. Este conselho, averiguou todos os fatos com prudência, e após ter sido encorajado por canonistas entendeu necessário apresentá-los em forma de denúncia às autoridades competentes da Santa Igreja, no Brasil e em Roma, para que pudessem julgá-los. Ademais, o Departamento jurídico da Comunidade recolheu provas que evidenciam crimes civis de calúnia, injúria e difamação, e se necessário, ajuizaremos ações para reparação dos danos materiais e morais. 

Como na história da Comunidade nunca houve tais comportamentos, estes fatos ocorridos nos campus de Salesópolis, deixaram perplexa a direção da Comunidade, bem como todos os membros residentes em Mogi das Cruzes e Salesópolis que trabalham ativamente na reestruturação formativa e reorganização interna da instituição.

Apesar dos desafios, prosseguimos confiantes e agradecidos a Deus por esse Capítulo Formativo que nos permitiu descobrir tudo que não pertence à obra, e que tem nos tornado mais fortes, unidos, e restaurados na caridade fraterna, própria da origem do carisma. Reconhecemos e nos alegramos com a certeza de que a Comunidade está sendo visitada por Deus que quer, por meio desse momento de reestruturação e prova, lapidar também esse carisma, como sempre o fez ao longo da história da Igreja, através de contínuas perseguições. Agora compreendemos os motivos pelos quais o Senhor, na Sua misericórdia, nos trouxe ao Brasil para este período formativo.

Neste dia Mundial da Vida Consagrada, rogamos a Deus que, por intercessão da Virgem de Fátima, São Francisco de Assis e Santa Teresinha do Menino Jesus, nos conceda a graça de, concluído esse breve tempo dedicado a esse fecundo Capítulo Formativo, possamos retornar mais amadurecidos com renovado ardor missionário para as nossas atividades nas diversas dioceses e países em que nos encontrávamos e para aqueles aos quais a Santa Igreja nos enviar.

Em Cristo,

Comunidade Católica Palavra Viva

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? (…) Mas em tudo isso somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou” 

(Rom. 8, 35-37)


English version


Version française


Versión en español


Versione italiana