"Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me."
Mateus 16,24
Histórico
1995
Fundação

A Comunidade Católica Palavra Viva nasceu em agosto de 1995, fruto de um profundo desejo pela evangelização e resposta ao mandato de Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura e fazei discípulos meus”. (Marcos 16,15)

Foi no dia 14 de janeiro de 1996, durante um retiro de oração, formação e aprofundamento eclesial, que nasceu o nome da nossa comunidade. Durante a homilia da Santa Missa, o padre Ivo, inspirando-se nos textos do profeta Ezequiel, nos capítulos 2 e 3 – “Visão do Rolo e Missão do profeta” – propôs como denominação para aquele pequeno grupo o nome de “Palavra Viva”.
1996
Palavra Viva
Insígnia

O “Tau” – última letra do alfabeto hebraico (cf. Ez 9,4 e Apoc 7,3) – representa o sinal da graça de Deus. O Tau era um sinal querido por São Francisco. Manufaturado em madeira pelos próprios membros, traz em si, em alto-relevo uma cruz e se tornou a insígnia usada pelos membros da Comunidade, sejam eles da “comunidade de vida” e da “comunidade de aliança”.

Após três anos de convivência, vida de oração profunda e apostolado missionário intenso, em agosto de 1998, sete dentre os primeiros membros faziam seus primeiros compromissos, professando, durante a Santa Missa, os Conselhos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência.
Surge nesta época, a necessidade de alugar duas novas casas como residências: uma para os consagrados e outra para as consagradas. Deu-se início então ao que chamamos de “Comunidade de Vida”. Durante este período de discernimento e escuta da Palavra de Deus a Comunidade Católica Palavra Viva foi acompanhada pelo então Arcebispo, Dom Paulo Lopes de Faria, que concedeu à obra no ano de 2001, o decreto canônico de reconhecimento e aprovação eclesiástica como “Associação Privada de Fiéis”, segundo o Código de Direito Canônico.
Em conformidade com o mandato de Deus para a Comunidade, muitas eram as missões realizadas nestes anos, o que despertou interesse de outros jovens pela Comunidade e de seguir os caminhos trilhados pelos primeiros membros. Surgiram então as primeiras vocações, jovens desejosos por anunciar o Evangelho. Estes foram os primeiros leigos engajados na “Comunidade de Aliança”.
1998 - 2003
Comunidade de Vida e primeiras vocações
2004 - 2007
Abertura das primeiras casas missionárias

Em 2004, a Comunidade viveu um período de expansão missionária e vocacional com a abertura de novas casas no Brasil e no exterior. No primeiro semestre do ano foram abertas duas casas missionárias ambas no estado de São Paulo e no segundo semestre foi aberta também uma
casa missionária na Arquidiocese de Brasília. Um dos frutos desta expansão missionária foi a chegada de muitos jovens tanto para a Comunidade de Vida como para a Comunidade de Aliança, com o intuito de iniciarem um discernimento vocacional. No ano de 2005 a comunidade celebrou seus 10 anos, comemorando os passos que o Senhor permitiu dar na busca de realizar de forma fiel o carisma que a ela foi confiado. Neste mesmo ano aconteceu a Jornada Mundial da Juventude em Colônia (Alemanha) alguns membros tiveram a alegria de estar com o Santo Padre em meio a jovens do mundo inteiro, logo após a Jornada aconteceu a abertura da casa missionária na Diocese de Toulon (França)

O Papa São João Paulo II, na ocasião da Festa Pentecostes de 1998, em Roma, disse que a missão dos movimentos e das novas comunidades é de gerar lideranças cristãs maduras. A Comunidade Católica Palavra Viva, entende esta necessidade da Igreja e acolhendo o impulso do Espírito Santo, funda a “Escola de Evangelização Palavra Viva” em 2008 com o objetivo de formar jovens cristãos maduros aptos à uma evangelização fiel ao Sagrado Magistério. Consistindo assim, na entrega de vida de um ano para se dedicar à formação, à evangelização e à espiritualidade.
2008
Abertura da Escola de Evangelização
2009
Primeiras Ordenações Sacerdotais

A partir de 2009 foram ordenados os primeiros sacerdotes. Vocações formadas no seio da Comunidade Católica Palavra Viva, no serviço de Deus e da Igreja. Sacerdotes estes que vivem seu chamado em meio aos irmãos na Comunidade, em cada uma das realidades missionárias que o Senhor os chama a viver.

2017
Expansão Missionária para outros continentes
2020-2021
Jubileu Palavra Viva

Ao celebrar o grande ano jubilar, todos os membros da Comunidade Palavra Viva se encontraram para as festividades deste ano de ação de graças e de louvor pelos 25 anos de história e evangelização. Vindos da Europa, América do Norte, e Austrália, os membros se reuniram no Brasil, na Diocese de Mogi das Cruzes, São Paulo, sob a bênção de Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano para inaugurar este ano festivo

No dia 03 de agosto de 2021, a Comunidade Católica Palavra Viva recebeu oficialmente da Diocese de Mogi das Cruzes o decreto de reconhecimento diocesano. Este momento de alegria e louvor a Deus aconteceu na Catedral de Sant’Ana durante a Celebração Eucarística presidida por Dom Pedro Stringhini, bispo diocesano.
2021
Reconhecimento da Palavra Viva na Diocese de Mogi das Cruzes
Fundador
Alysson Norberto
Fundador
Alysson Norberto
Carisma
Uma resposta amorosa de Deus para este tempo
A Comunidade Católica Palavra Viva tem como carisma, anunciar Jesus ao mundo, evangelizando preferencialmente jovens e famílias, resgatando o sagrado na Igreja, no coração do homem e da mulher, defendendo firmemente o depósito da fé em total obediência à Igreja Particular, ao Magistério da Igreja e ao Santo Padre, Supremo Pastor. Através da força do Espírito Santo, desejamos pregar a boa-nova do Evangelho. Realizamos um anúncio correspondente às diversas necessidades da Igreja e do mundo dentro dos vários lugares aos quais o Senhor nos envia. Assim deixamos no mundo a marca do amor, da unidade e da misericórdia.

Vocação
Chamados a ser Amor, Misericórdia e Unidade
A Comunidade de Vida é formada por padres, diáconos, casais e celibatários que fizeram uma experiência pessoal com Jesus e ouviram Dele um chamado particular para segui-Lo e imitá-Lo mais de perto, através da vivência dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência.
A Comunidade de Aliança é composta por jovens, casais, universitários, profissionais liberais, enfim, cristãos católicos conscientes e engajados com o objetivo de serem discípulos e missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pessoas que comungam deste carisma e que sentem o chamado a anunciar Jesus em sua realidade específica de vida.
Vocação
Chamados a ser Amor, Misericórdia e Unidade
A Comunidade de Vida é formada por padres, diáconos, casais e celibatários que fizeram uma experiência pessoal com Jesus e ouviram Dele um chamado particular para segui-Lo e imitá-Lo mais de perto, através da vivência dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência.
A Comunidade de Aliança é composta por jovens, casais, universitários, profissionais liberais, enfim, cristãos católicos conscientes e engajados com o objetivo de serem discípulos e missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pessoas que comungam deste carisma e que sentem o chamado a anunciar Jesus em sua realidade específica de vida.
"Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria"
Santa Teresinha do Menino Jesus
Espiritualidade
Procuramos por meio da oração pessoal e comunitária experimentar e vivenciar o amor de Deus em nossa vida consagrada. A oração nos impulsiona a sermos de Deus e conduzir muitos a Ele, nos tornarmos evangelhos vivos e fiéis propagadores deste amor e desta graça, construindo aqui na terra a civilização do amor.
Eucaristia
A Comunidade nasceu e se nutre da Eucaristia. A participação diária do sacrifício da Santa Missa e a adoração a Jesus Eucarístico são a base de nossa espiritualidade. Por meio da adoração perpétua nos unimos ao corpo místico de Jesus, intercedendo pelas necessidades da Igreja e do mundo.
Devoção Mariana
Toda a Comunidade Católica Palavra Viva é consagrada ao Imaculado Coração da Virgem de Fátima e recita diariamente o Santo Rosário. Cremos e professamos sobre a nossa vida e sobre toda a obra, que o Imaculado Coração de Maria sempre triunfará.
Modelos de Santidade
Temos como baluartes São Francisco de Assis e Santa Teresinha do Menino Jesus. Espelhados nestes modelos de vida, santidade, doação e apostolado, procuramos prosseguir decididamente rumo à santidade.
Oração e Intercessão
A Palavra é viva! Diariamente fazemos a Lectio Divina que alimenta nossa oração comunitária e pessoal. Através da adoração perpétua, nossa oração e intercessão se estendem a toda a Igreja e ao mundo.
"Toda a fecundidade da vida religiosa depende da qualidade da vida fraterna em comum. Mais ainda, a renovação atual na Igreja e na vida religiosa é caracterizada por uma procura de comunhão e de comunidade"
Documento A Vida Fraterna em Comunidade
Vida Comunitária
Para sermos profecia no mundo precisamos ser profecia dentro de casa. Para isso, somos chamados a evangelizar com o nosso testemunho dentro da vida comunitária. Através dela crescemos e trabalhamos no fortalecimento das virtudes, no serviço e na doação sincera aos nossos irmãos.
Seguindo como regra de vida as palavras de São Paulo “com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança.” (Ef 4, 2-4).